Feedback positivo,negativo e de qualquer outro jeito…

Eu faço partes de algumas listas de e-mail sobre desenvolvimento ágil (apesar de ser mais um ouvinte do que um participante : ), e recentemente foi enviado o link para um artigo bem legal sobre os 12 pontos de alavancagem sistêmica, e como isso pode ser relacionado à métodos ágeis.

Bom, é claro que achei o artigo bem interessante, já que o estou citando aqui, e não vou falar sobre como a visão sistêmica tem a ver com métodos ageis, porque isso todo mundo tá meio careca de saber, e também pq o artigo fala justamente sobre isso, entam vcs podem ler isso lá.

O motivo desse post é que enquanto estava lendo os doze pontos citados no artigo, e como eles influenciam no desenvolvimento de software, tive uma idéia que achei que valesse a pena colocar no papel (ou no blog…).

Eu nao discordo da importância de cada um dos doze pontos na organização do sistema de desenvolvimento de software, acho q todos são validos de serem citados, mas para mim existem dois pontos citados ali que são a base de todo sucesso, que são o feedback positivo e o feedback negativo.

Vamos às explicações…

Na minha opinião, toda a força dos métodos ágeis, e o motivo de eles funcionarem tão bem reside no fato de que todas as práticas adotadas visam o fornecimento de uma rápida resposta sobre o andamento do projeto. Como exemplos podemos citar a realização de testes, para ter feedback do código, as reuniões diárias, para ter feedback da equipe, as iterações curtas, para ter feedback do cliente, a programação em duplas, para ter feedback imediato sobre o código sendo escrito, e por aí vai…

Não querendo me alongar muito, acho q esse é o ponto mais importante a ser cuidado e incentivado no desenvolvimento de projetos, pois esse ponto (ou a falta dele) é que vai fazer a equipe evoluir para uma equipe de sucesso ou seguir errando. Só se ouvindo todos os participantes do processo, e se tendo uma boa visão do que está acontecendo de bom e de ruim, é que se vai ter condições de tomar qualquer atitude para mudar alguma coisa, ou incentivar a sua realização (através de qualquer um dos outros 10 pontos do artigo, por exemplo).

Isso é tão essencial que sempre quando se fala em metodos ageis, existe um consenso de que não existe o conjunto de práticas perfeito, e sim que cada equipe deve descobrir qual a metodologia que melhor se adapta a seu caso.

E como se faz isso? Bom, espero que eu tenha sido claro o suficiente para vcs saberem a resposta… : )

